16/05/2019 13:40 | Papel social
Foto da Notícia: OAB-MT entrega fruto de campanhas de solidariedade a funcionários da Santa Casa e recuperandas

Foto: George Dias/ZF Press

imgA tarde da última terça-feira (14) na Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) foi rendida à solidariedade a ao papel social que desempenha durante a posse coletiva das comissões temáticas da entidade. Funcionários da Santa Casa de Misericórdia e recuperandas da Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto puderam colher os frutos de duas campanhas realizadas pela Ordem para a arrecadação de alimentos não perecíveis e absorventes, que atenderão, primeiro, às famílias que estão sem renda com a crise no hospital e, segundo, às detentas que estavam sem o fornecimento do produto de higiene pessoal.

Conduzida pela Comissão de Cultura e Responsabilidade Social da OAB-MT, a campanha “SOS Funcionários da Santa Casa” arrecadou, ao longo do mês de abril, 68 cestas-básicas, 44 quilos de alimentos não perecíveis e 40 litros de leite para serem doados. Os trabalhadores da Santa Casa estão sem salários há sete meses em razão da crise que culminou no fechamento do hospital. Muitos chegaram à situação de não ter mais alimentos para suas famílias.

img “Quero agradecer a todos que colaboraram. Foi uma campanha realizada no mês de abril com 10 pontos de arrecadação, com a participação efetiva da Caixa de Assistência dos Advogados e da Escola Superior de Advocacia. A OAB cumpre a sua responsabilidade social ajudando esses funcionários, que ainda estão, infelizmente, sem receber seus devidos salários”, agradeceu o presidente da Comissão, José Rodrigues Rocha Júnior, anunciando que novas ações serão empreendidas em prol da continuidade do auxílio aos funcionários.

Os 16.063 absorventes doados às cerca de 600 recuperandas da penitenciária feminina foram arrecadados sob a coordenação da Comissão de Direito da Mulher da OAB-MT nas últimas semanas, depois de a entidade tomar conhecimento de uma deficiência na distribuição dos produtos e a dificuldade de as custodiadas conseguirem adquiri-los na cantina da unidade.

img “Queremos agradecer a oportunidade de poder ajudar. Foi um desafio de pronto aceitado. Foi uma campanha rápida, por conta do fim dos absorventes e, para a mulher, isso é uma questão de dignidade humana. Todas nos solidarizamos e a campanha atingiu outros municípios. O papel da OAB também é social”, comentou a presidente da Comissão, Clarissa Lopes Dias. Os itens foram entregues à diretora da unidade prisional, Maria Giselma Ferreira Silva.

Um dos funcionários da Santa Casa, o auxiliar administrativo André Luiz Lara, agradeceu a ajuda protagonizada pela OAB-MT. “Estávamos desesperançosos quando recebemos essa ajuda. São sete meses de salário sem pingar nada. As dificuldades são imensas e esta ação nos ajuda muito. Só hoje já temos 40 pessoas saindo daqui com uma cesta básica na mão. Podem ter certeza de que esta ajuda está chegando a quem realmente necessita", contou.

A recuperanda Fabiane Rodrigues Siqueira, presente na solenidade, falou em nome das demais detentas. "A importância desta ação é nos fazer perceber que podemos contar com a sociedade. Somos muito discriminadas, e saber que tem alguém que olha por nós nos dá a esperança de sermos recolhidas pela sociedade um dia".

O presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, aproveitou a ocasião para recobrar a importância da participação do secretário-geral da entidade, Flávio Ferreira, na condução das lutas sociais da Ordem desde a gestão passada. “Fomos buscar uma pessoa ímpar para o Sistema OAB, pois precisávamos de alguém que resgatasse o papel social, o título novamente de porta-voz da sociedade civil organizada à OAB. Flávio realizou e realiza inúmeros projetos nesse sentido. Foi uma felicidade ímpar trazer você para o Sistema”, agradeceu.

imgLeonardo Campos reforçou o papel importante da advocacia de Mato Grosso quando da necessidade de ajudar o outro. “Aqui está a prova da força que a advocacia mato-grossense tem, da união que tem. Podemos e devemos divergir um do outro. Mas quando a advocacia é chamada a um pleito coletivo, a ajudar o outrem, o resultado é isso”.

Moçambique Vive – Ainda em curso está mais uma campanha humanitária da OAB-MT em prol das famílias africanas que foram devastadas pela passagem do ciclone Idai em março. Até o dia 26 de maio é possível que qualquer pessoa doe recursos financeiros ao país depositando qualquer quantia em uma conta bancária aberta especificamente para o fim, cujas informações podem ser obtidas no site www.moçambiquevive.com.br. Durante a solenidade, uma urna foi repassada à advocacia presente para o recolhimento de doações, pleito também prontamente atendido pela classe.

Assessoria de Imprensa OAB-MT