Com cerca de 140 membros, Cojad põe em prática 8 projetos em 2019

17/12/2019 13:00 | Jovem Advocacia
Foto da Notícia: Com cerca de 140 membros, Cojad põe em prática 8 projetos em 2019

img    Com destaque para oito projetos em execução, a Comissão da Jovem Advocacia (Cojad) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), hoje com cerca de 140 membros, entregou a prestação de contas das ações de 2019 ao presidente da Seccional, Leonardo Campos.

De acordo com o documento, o principal projeto desenvolvido pela comissão foi o OAB Vai à Escola, que tem por intuito disseminar a boa imagem da Ordem para a sociedade, especialmente crianças e adolescentes, por meio de palestras e noções básicas de democracia e cidadania. Neste ano, o projeto esteve em escolas de Cuiabá, Várzea Grande, Poconé, Chapada dos Guimarães e Santo Antônio de Leverger, atendendo cerca de 1,4 mil crianças e adolescentes.

img    Também foi dado início ao plano de interiorização da OAB-MT, por meio da Caravana Cojad, que em 2019 percorreu os municípios de Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sorriso, Barra do Garças, Tangará da Serra, Pontes e Lacerda, Mirassol D´Oeste e Cáceres, levando palestras e cursos a cerca de 700 advogados e advogadas, bacharéis e estudantes de Direito.

A comissão também realizou cinco encontros do Grupo de Estudos de Penal e Processo Penal, desenvolvido em parceria com a Comissão de Direito Penal e Processo Penal, e do Grupo de Estudo de Civil e Processo Civil, promovido em parceria com a Comissão de Direito Civil e Processo Civil. Ambos têm por objetivo propiciar aos advogados e advogadas, especialmente jovens, noções práticas da advocacia.

Um quinto projeto, realizado em parceria com a Escola Superior da Advocacia (ESA), é o Curso de Iniciação à Advocacia, que atingiu cerca de 150 advogados e advogadas neste ano. A proposta é ofertar, aos recém-portadores da carteira profissional, aulas práticas de advocacia criminal, civil, trabalhista, previdenciária, gestão de escritório de advocacia, limites do marketing jurídico, manuseios das plataformas eletrônicas disponíveis no Poder Judiciário, oratória, como se portar em audiências e sustentações orais.

img    Ao longo de 2019, a Cojad realizou ainda três encontros intitulados “Happy Hour Jurídico”, a fim de discutir a prática da advocacia de uma forma mais descontraída, bem como promoveu o “Dia de Formação”, que oferece aos profissionais que estão ingressando nos quadros da OAB-MT noções básicas sobre a prática na advocacia e no Sistema OAB, abordando os trabalhos do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), do Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP), da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA), da ESA e das comissões.

Por fim, a comissão também deu início a produção de um Manual da Jovem Advocacia, que irá conter informações básicas sobre as práticas da advocacia e cujo término está previsto para o primeiro semestre de 2020.

“Diante desses projetos, temos orgulho de afirmar que a Jovem Advocacia está participando efetivamente da OAB-MT. Nosso objetivo, desde o primeiro de gestão da comissão, foi de plantar sementes para ao final colhermos bons frutos. As sementes foram plantadas em 2019 e, certamente, continuarão sendo plantadas em 2020. Para que isso tudo ocorra, no entanto, é primordial o apoio da diretoria da Seccional, que até hoje, nos deu ferramentas necessárias para realizar estes projetos. A tarefa não é fácil, mas ao final será recompensadora”, declarou o presidente da Cojad, Pedro Henrique Ferreira Marques.