PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 7ª SUBSEÇÃO DE MIRASSOL D'OESTE

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Janeiro de 2025 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 #

Notícia | mais notícias

PJe será instalado no Juizado de Barra do Bugres dia 16

10/07/2012 15:45 | Modernização
    O Processo Judicial Eletrônico (PJe) será instalado no próximo dia 16 de julho (segunda-feira) no Juizado Especial da Comarca de Barra do Bugres (168km a médio norte de Cuiabá). Os advogados e servidores da unidade receberão treinamento nos próximos dias 11, 12 e 13 (quarta, quinta e sexta-feira) por uma Equipe da Coordenadoria da Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Os advogados que atuam na comarca e região que precisarem atuar no referido Juizado Especial deverão providenciar o seu certificado digital. A aquisição pode ser feita pelo site www.oab.org.br/acoab. 
 
    Para o vice-presidente da OAB/MT, Maurício Aude, no exercício da Presidência, é essencial que os profissionais se atualizem e busquem a ferramenta porque o  PJe é um projeto do Conselho Nacional de Justiça e será instalado em todas as unidades não apenas do Judiciário Estadual, mas também nas Varas do Trabalho e na Justiça Federal.
 
    "Estamos fazendo campanhas para conscientizar o advogado da importância da certifica e em parceria com a Caixa de Assistência estamos levando a equipe da Minc para fazer a validação dos certificados digitais. Na Justiça do Trabalho conseguimos parceria para redução de custos para oferecer cursos sobre PJe e a OAB ainda vai custear metade do valor cobrado", sublinhou. 
 
    De acordo com o plano de expansão do TJMT, no segundo semestre a instalação ocorrerá em outras unidades, como a Turma Recursal Única e varas especializadas em família e sucessões de Cuiabá. O gerente de Sistemas Judiciários, Gustavo Piccin explicou que está tudo pronto para o funcionamento da ferramenta em Barra do Bugres. “Faltava estrutura de comunicação com o Juizado Especial, distante cerca de 5 km do fórum da comarca. O TJMT realizou a licitação para a compra de fibra ótica e já foi disponibilizado o acesso à internet, essencial para o funcionamento”, destacou. 
 
    Ele ainda informou que a escolha da unidade se deu em decorrência de não haver qualquer mecanismo eletrônico para o processamento dos feitos judiciais. A juíza diretora do fórum e responsável pelo Juizado Especial da comarca, Joseane Carla Viana Quinto salientou que existem atualmente cerca de 700 processos entre cíveis e criminais no Juizado Especial. 
 
Do Projudi para o PJe - Uma equipe gestora técnica do Tribunal de Justiça de Mato Grosso participa da migração do Projudi para o PJe a convite do CNJ. O coordenador de Tecnologia da Informação do TJMT, Carlos Campelo, explicou que Mato Grosso é o terceiro estado a implantar o PJe no país e é responsável por outros estados que atuam com o Projudi (Acre, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima e Tocantins). 
  
    O analista de sistemas do CNJ, Rogério Sanches explicou que a fase ainda é de concepção do planejamento do projeto. “Estamos desenvolvendo a ferramenta de integração. Após a homologação da ferramenta pelo TJMG, em parceria com o TJMT, será iniciado o processo de homologação em Mato Grosso”, disse.
 
 
Lídice Lannes/Luis Tonucci
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65) 3613-0928
www.twitter.com/oabmt
 
 



Notícias Relacionadas

WhatsApp